A Comunidade

A Comunidade Evangélica de Maringá é uma igreja que procura se mover dentro dos dons e ministérios de Jesus.

Compreendendo que tal totalidade se realiza na plenitude do corpo, fundamenta-se dentro do princípio de Jetro (Êxodo 18) e busca apoiar homens e mulheres fiéis, tementes a Deus, cheios do Espírito Santo e escolhidos por Ele para que efetuem toda a obra.

“Vai pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles, e aponta-o num livro; para que fique escrito para o tempo por vir, para sempre e perpetuamente.” Is.30:8

 

A história do povo de Deus mostra toda a sua caminhada através dos séculos. Homens de Deus empenharam-se em documentar tudo e o exemplo mais explícito está em Lucas 1:3,4 onde Lucas nos diz: “ Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio, para que conheças a certeza das coisas de que já estas informado.”

Para seu conhecimento contamos abaixo um pouquinho de nossa história. Criada em fins de novembro de 1989 para ser o primeiro templo evangélico entre as zonas 5 e 6 de Maringá, funcionamos ali, num templo gentilmente cedido em comodato vitalício pela Irmã Sebastiana, da Igreja Cristo Jesus Independente, nos seus 8 primeiros anos.

Já ali, contávamos com a participação do Sr. Alcides Parizotto meu cunhado, e família; foram eles que, juntamente com Waltermino Pereira da Silva, meu esposo, e Irmã Sebastiana, participaram da compra do terreno lá na zona 5. Também deram o som e as cadeiras.

Foi um milagre ver o povo sair dos mais diferentes pontos de Maringá e convergir para um local tão distante. Mas a palavra, o genuíno leite racional emanado através do Ministério da Irmã Cenita, convidava o povo para alimentar-se e crescer. Pastora Cenita, minha sogra, que sempre foi conhecida como evangelista nesta cidade, unira-se a nós e nos ajudava na caminhada.

Logo, também, os jovens se encantaram com o mover de Deus no louvor. Com poucos recursos técnicos mas com a unção fresca que pode brotar daqueles que são humildes diante do Senhor, o Ministério de Louvor, numa adoração rendida ao Senhor, levou cada um a se sentir aninhado debaixo das potentes asas de Deus. Até hoje, é o louvor uma das mais conhecidas facetas da Comunidade. É por meio dele que na oração, Palavra, comunhão e trabalho, vivemos a alegria de, como equipe pastoral e liderança, batalharmos pelo reino.

Cremos estar aqui a razão de termos vivido, nestes anos, a experiência gratificante de estarmos sempre “fortalecidos no Senhor e na força de Seu poder”, (Efésios 6:10) resistindo aos ataques do inimigo lutando sem recuar e permanecendo firmes e unidos (Efésios 6:13).

Os Ministérios de Grupos Familiares (Células), Crianças, Intercessão, fizeram parte deste começo de história e sustentaram, juntamente com o Ministério de Evangelismo e de Misericórdia o futuro crescimento da comunidade.

O templo, então, tornou-se pequeno e Deus nos deu, novamente através da família Parizotto, o privilégio de estarmos num lugar bem mais confortável. Passamos, então, a contar agora, com novos ministérios como o de Batalha Espiritual, os Ministérios de Casais e Discipulado, o que proporcionou um crescimento mais saudável e um pastoreamento mais eficaz.

Em 2003 foi fundada a Organização Reviver, braço social da Comunidade Evangélica de Maringá, que desde a sua existência, manteve compromisso com o próximo, mais especificamente para com aqueles que se encontram vulneráveis socialmente, e sem condições de viver com dignidade. Com ações assistenciais voltadas à caridade, a Comunidade empenhou-se em promover doações de alimentos, roupas, calçados e brinquedos. Paralelamente ministrava palestras sobre família, vida espiritual, educativas, de saúde e higiene. Sentindo necessidade de separar as ações de caridade das demais ações sociais voltadas à promoção, inclusão social e capacitação para geração de renda, fundou-se a Organização Reviver. Estas ações passaram a ser direcionadas às crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

E ano após ano ia o Senhor “acrescentando à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47).

Comemoramos todos os aniversários da Comunidade. Porque comemorar? Deus sempre foi ensinando seu povo a ter um calendário anual e dentro dele muitas festas celebrativas.

Páscoa, Pentecostes, Festa dos Tabernáculos, etc. são alguns exemplos. Achamos, pois, que a comunidade é um dos projetos de Deus, e, alegres por tudo o que ele fez até aqui, só podemos nos curvar e dizer: “Grandes e admiráveis são as tuas obras Senhor Deus, todo poderoso” (Ap.15:1).

Acreditamos que temos muito pra comemorar porque temos vivido a segurança da proteção que a presença de Deus nos tem trazido.

“Os braços humanos do amor de Deus” (Oséias 11:4) se manifestam nas pessoas dos seguintes pastores e líderes que caminham conosco nesta jornada.

Nossa equipe ministerial tem sempre sido respaldada, edificada, aconselhada por homens de Deus respeitados em todo o território nacional e até internacionalmente por suas vidas de dedicação à causa do evangelho. Entre eles citamos com gratidão os pastores Lamartine Posella, Daniel Soares, Agostinho Guimarães, Asaph Borba, Jorge Linhares e Silas Malafaia. Não poderíamos deixar de mencionar também o Pr. Messias Anacleto Rosa, meu cunhado e Rodolfo Montosa, meu genro, que sempre nos assistem nas horas difíceis e compartilham conosco da nossa alegria. A todos eles nossa gratidão.

Por tudo isto damos a Deus toda a glória!

E pela Comunidade rogamos a Deus: “Reine paz dentro em teus muros” (Salmos 122), “Serei para ela um muro de fogo ao redor” (Zc 2:5).

Irene Ribarolli Pereira da Silva

Pastora Geral

Visão da Comunidade

“O Senhor me respondeu e disse: escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo” (Hb 2:2).

Nossa visão é a de formar adoradores que adorem ao Pai, em espírito e em verdade, edificando-os através da ministração da Palavra, comunhão e na orientação e poder do Espírito Santo.

Missão da Comunidade

Nossa missão é a pregação do evangelho e a capacitação do homem para a vida plena conferida por Cristo. Queremos que cada membro da Comunidade seja um ministro de Deus, ceio de fé, santidade, amor e compromisso com Deus e com o próximo.

Para isto há um “caminho” ou “trilha” que você deve percorrer desde o momento que é inserido na Comunidade:

1) Integre-se na Classe de Batismo

2) Entre na Classe de Integração

3) Faça o encontro com Deus

4) Complete o primeiro Módulo do Discipulado fazendo também, os cursos do Antigo Testamento I e II, Caráter e Visão, Aconselhamento

5) Esteja numa célula

6) Continue as outras etapas do discipulado

7) Dos casados exige-se ainda os cursos de MMI (Casados para Sempre) e Pais Para Toda a Vida.

Pastores e Pastoras

Irene Ribarolli Pereira

Pastora Geral

Marcelo Aleixo

Pastor

Marta Peres

Pastora

Edna Maria

Pastora

Iolanda Oliveira

Pastora

Margarete Maria

Pastora

Aristeu Luiz

Pastor

Carlos Barros

Pastor

Silvio Renato

Pastor

Sirdenei Porfírio

Pastor